domingo, 19 de junho de 2011

Atividades

ATIVIDADE:
Produção de texto utilizando  o Editor de texto online “ Máquina de  Quadrinhos”.
Veja minha história na máquina de quadrinhos -turma da Mônica em

   Nome da história  :Campanha da Dengue -.(atividade para Ciências e Língua Portuguesa)
Descrição:(da história)
a turma da monica aprendeu na escola sobre a dengue,doença tranmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e ensina como se prevenir da doença cuidando do quintal de casa.Eles mostram obetos que acumulam água e ensinam como tê-los em casa.No final eles mostram que quando nós cuidamos não tem como o mosquito se reproduzir.
Nesta atividade, os alunos em dupla através do uso do computador , terão a oportunidade de utilizarem como recurso pedagógico, o editor “Máquina de quadrinhos”, dando a eles a oportunidade de manusearem o computador fazendo com que eles possam desenvolver suas habilidades e competências de maneira lúdica e dinâmica, já que estarão trabalhando em duplas onde cada uma dessas duplas criarão livremente sua própria história e seu texto, o que os auxiliará  seu próprio processo de ensino- aprendizagem dos mais diversos conteúdos. Ao produzir a escrita narrativa em quadrinhos que possui uma linguagem direta e que transmite uma mensagem de forma agradável e persuasiva, o aluno se sentira atraído,pois tem  oportunidade de inclusão digital, desenvolver diversas habilidades  como escrita, coerência, leitura, capacidade de síntese e objetividade, uso de diferentes linguagens,criatividade e pensamentos já ,que  mesmo sem experiência com o computador,este editor  não o limita. As Histórias em quadrinhos , são consideradas uma arte pois cada um a cria livremente.


          Público-alvo

       
4º ano do Ensino Fundamental ( 3ª série)

          Objetivo

Desenvolver o gosto pela produção de texto através das novas TICs.
Aperfeiçor a produção de texto em geral.
Dominar  multimídia utilizada.
Facilitar o uso das TICs.

       
         Aplicativo


Máquina de Quadrinhos

        
         Assunto

Produção de texto
Cuidando da nossa saúde

   Descrição da atividade

Os alunos conhecerão o Editor “Máquinas em  Quadrinhos” explorando seus recursos livremente, mediados pelo professor.  Após, em duplas, construirão seus textos utilizando os recursos aprendidos.

Avaliação do processo
(resultados alcançados pela turma)

 A avaliação será feita de acordo com desempenho,participação e interação  da dupla e com o material oferecido e também com a apresentação do trabalho.Será uma análise conjunta:professor e aluno.
  
        Desempenho
           Da dupla

 Todos terão de se auto avaliar após explanação e comparação do  seu trabalho com os dos outros colegas.

Ponto positivo é que o editor facilita o processo de criação de história não limitando a criação de quem o usa,pois sua linguagem é direta e transmite a mensagem de forma agradável. E, o ponto negtivo,o vi somente  no início ,quando o aluno ainda não consegue dominar o editor e,necessita do professor como mediador.
ATIVIDADE com LOGO   
LOGO, é uma linguagem de programação em que o usuário fornece comandos ao computador para que ele execute.Foi criada em 1967 por Parpert ,com referências teóricas sobre o construtivismo de Piaget e sobre inteligência Artificial, e tem uma grande importância histórica por fomentar a discussão sobre os diferentes paradgmas de uso se informatica na Educação mas, hoje não é mais usada pois existe editores de imagem que tornam possível fazer desenhos de forma mais fácil e lúdica com mais recursos. 




               Público alvo

 5º ano do E.F. ( 4ª SÉRIE)

              Objetivo

 Dominar  multimídia utilizada.
Facilitar o uso das TICs.
Identificar ,desenhar e nomear um polígno. 
Identificar, desenhar e nomear Triângulos e quadriláteros .



         Aplicativo selecionado

 LOGO
         
         Assunto
 Polígnos


         Descrição da atividade

 Os alunos selecionarão primeiramente uma imagem  e após ,através do aplicativo selecionado começarão a usar os comandos para traçar a imagem pensada.
         Avaliação do processo
(resultados alcançados pelo grupo)
A avaliação será feita de acordo com desempenho,participação e interação  da dupla e com o material oferecido e também com a apresnentação do trabalho.Será uma análise conjunta:professor e aluno

         Desempenho da dupla
Todos terão de se auto avaliar após explanação e comparação do  seu trabalho com os dos outros colegas. 

 Como ponto positivo vejo no uso da linguagem logo, entre outros princípios pedagógicos, é que o ensino é centrado no aluno,na sua capacidade dec resolver os problemas e a sua tomada de consciência no seu próprio processo de aprendizagem,pois o educando tem que refletir sobre seus próprios processos para poder descrever o que realmente  o computador deve executar. Também ,outra característica positiva se dá a partir do erro,fatorimportantíssimo de aprendizagem,pois ao errar, o aluno tem que compreender o motivo do mesmo e buscar soluções para o problema.
 Como ponto negativo, vejo que quando o aluno tem dificuldade no raciocínio lógico mátemático, ele terá muita dificuldade também em descobrir seus erros e prosseguir com novos comandos para repará-los.

Atividade com OBJETO DE APRENDIZAGEM

Público alvo
 6º ano do E.F.

Objetivo


 Dominar  multimídia utilizada.
Facilitar o uso das TICs.
Compreender  energia solar
Desenvolver conceitos de preservação ambiental
Promover situações onde a luz solar como fonte de energia se converte em calor e eletricidade.
 Aplicativo selecionado

Labvirt 

 Assunto



Energia Solar



Descrição da atividade
 Os alunos  primeiramente se familiazarão com o objeto após ,através do aplicativo selecionado começarão a usar os comandos para desenvolverem o solicitado.
A partir do tema energia solar,os alunos têm a oportunidade de se familiarizarem com conceitos de preservação do ambiente,onde então podem investigar a luz solar como fonte de energia e sua conversão em calor e eletricidade. 


Avaliação do processo
(resultados alcançados pelo grupo)
A avaliação será feita de acordo com desempenho,participação e interação  da dupla e com o material oferecido e também com a apresnentação do trabalho.Será uma análise conjunta:professor e aluno



 Desempenho individual
Todos terão de se auto avaliar após explanação e comparação do  seu trabalho com os dos outros colegas. 
 
 Embora a tendencia do Objeto de aprendizagem ser projetado numa perspectiva instrucionista, ele depende também da sua característica,podendo o mesmo ser projetado para fornecer instruções,possibilitar  a simulação e a livre exploração.Assim ,o objeto pode se útil para a Educação,e geralmente são produzidos para ensinar alguma coisa e assim são geralmente produzidos numa perspectiva Instrucionista já que são específicos para alguma materia, mas o professor sempre está propiciando ao seu aluno  uma nova maneira de aprendizagem.
O ponto negativo é que o aluno pouco interage com o computador

Nenhum comentário:

Postar um comentário