ATIVIDADE:
Produção de texto utilizando o Editor de texto online “ Máquina de Quadrinhos”.
Veja minha história na máquina de quadrinhos -turma da Mônica em
Nome da história :Campanha da Dengue -.(atividade para Ciências e Língua Portuguesa)
Descrição:(da história)
a turma da monica aprendeu na escola sobre a dengue,doença tranmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e ensina como se prevenir da doença cuidando do quintal de casa.Eles mostram obetos que acumulam água e ensinam como tê-los em casa.No final eles mostram que quando nós cuidamos não tem como o mosquito se reproduzir.
Nesta atividade, os alunos em dupla através do uso do computador , terão a oportunidade de utilizarem como recurso pedagógico, o editor “Máquina de quadrinhos”, dando a eles a oportunidade de manusearem o computador fazendo com que eles possam desenvolver suas habilidades e competências de maneira lúdica e dinâmica, já que estarão trabalhando em duplas onde cada uma dessas duplas criarão livremente sua própria história e seu texto, o que os auxiliará seu próprio processo de ensino- aprendizagem dos mais diversos conteúdos. Ao produzir a escrita narrativa em quadrinhos que possui uma linguagem direta e que transmite uma mensagem de forma agradável e persuasiva, o aluno se sentira atraído,pois tem oportunidade de inclusão digital, desenvolver diversas habilidades como escrita, coerência, leitura, capacidade de síntese e objetividade, uso de diferentes linguagens,criatividade e pensamentos já ,que mesmo sem experiência com o computador,este editor não o limita. As Histórias em quadrinhos , são consideradas uma arte pois cada um a cria livremente.
Público-alvo | 4º ano do Ensino Fundamental ( 3ª série) |
Objetivo | Desenvolver o gosto pela produção de texto através das novas TICs. Aperfeiçor a produção de texto em geral. Dominar multimídia utilizada. Facilitar o uso das TICs. |
Aplicativo | Máquina de Quadrinhos |
Assunto | Produção de texto Cuidando da nossa saúde |
Descrição da atividade | Os alunos conhecerão o Editor “Máquinas em Quadrinhos” explorando seus recursos livremente, mediados pelo professor. Após, em duplas, construirão seus textos utilizando os recursos aprendidos. |
Avaliação do processo (resultados alcançados pela turma) | A avaliação será feita de acordo com desempenho,participação e interação da dupla e com o material oferecido e também com a apresentação do trabalho.Será uma análise conjunta:professor e aluno. |
Desempenho Da dupla | Todos terão de se auto avaliar após explanação e comparação do seu trabalho com os dos outros colegas. |
Ponto positivo é que o editor facilita o processo de criação de história não limitando a criação de quem o usa,pois sua linguagem é direta e transmite a mensagem de forma agradável. E, o ponto negtivo,o vi somente no início ,quando o aluno ainda não consegue dominar o editor e,necessita do professor como mediador.
LOGO, é uma linguagem de programação em que o usuário fornece comandos ao computador para que ele execute.Foi criada em 1967 por Parpert ,com referências teóricas sobre o construtivismo de Piaget e sobre inteligência Artificial, e tem uma grande importância histórica por fomentar a discussão sobre os diferentes paradgmas de uso se informatica na Educação mas, hoje não é mais usada pois existe editores de imagem que tornam possível fazer desenhos de forma mais fácil e lúdica com mais recursos.
Público alvo | 5º ano do E.F. ( 4ª SÉRIE) | |
Objetivo | Dominar multimídia utilizada. Facilitar o uso das TICs. Identificar ,desenhar e nomear um polígno. Identificar, desenhar e nomear Triângulos e quadriláteros . | |
Aplicativo selecionado | LOGO | |
Assunto | Polígnos | |
Descrição da atividade | Os alunos selecionarão primeiramente uma imagem e após ,através do aplicativo selecionado começarão a usar os comandos para traçar a imagem pensada. | |
Avaliação do processo (resultados alcançados pelo grupo) |
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Desempenho da dupla | Todos terão de se auto avaliar após explanação e comparação do seu trabalho com os dos outros colegas. |
Como ponto positivo vejo no uso da linguagem logo, entre outros princípios pedagógicos, é que o ensino é centrado no aluno,na sua capacidade dec resolver os problemas e a sua tomada de consciência no seu próprio processo de aprendizagem,pois o educando tem que refletir sobre seus próprios processos para poder descrever o que realmente o computador deve executar. Também ,outra característica positiva se dá a partir do erro,fatorimportantíssimo de aprendizagem,pois ao errar, o aluno tem que compreender o motivo do mesmo e buscar soluções para o problema.
Como ponto negativo, vejo que quando o aluno tem dificuldade no raciocínio lógico mátemático, ele terá muita dificuldade também em descobrir seus erros e prosseguir com novos comandos para repará-los.
Atividade com OBJETO DE APRENDIZAGEM
Público alvo | 6º ano do E.F. | |
Objetivo | Dominar multimídia utilizada. Facilitar o uso das TICs. Compreender energia solar Desenvolver conceitos de preservação ambiental Promover situações onde a luz solar como fonte de energia se converte em calor e eletricidade. | |
Aplicativo selecionado | Labvirt | |
Assunto | Energia Solar | |
Descrição da atividade | Os alunos primeiramente se familiazarão com o objeto após ,através do aplicativo selecionado começarão a usar os comandos para desenvolverem o solicitado. A partir do tema energia solar,os alunos têm a oportunidade de se familiarizarem com conceitos de preservação do ambiente,onde então podem investigar a luz solar como fonte de energia e sua conversão em calor e eletricidade. | |
Avaliação do processo (resultados alcançados pelo grupo) | A avaliação será feita de acordo com desempenho,participação e interação da dupla e com o material oferecido e também com a apresnentação do trabalho.Será uma análise conjunta:professor e aluno | |
Desempenho individual |
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Embora a tendencia do Objeto de aprendizagem ser projetado numa perspectiva instrucionista, ele depende também da sua característica,podendo o mesmo ser projetado para fornecer instruções,possibilitar a simulação e a livre exploração.Assim ,o objeto pode se útil para a Educação,e geralmente são produzidos para ensinar alguma coisa e assim são geralmente produzidos numa perspectiva Instrucionista já que são específicos para alguma materia, mas o professor sempre está propiciando ao seu aluno uma nova maneira de aprendizagem.
O ponto negativo é que o aluno pouco interage com o computador
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