sexta-feira, 17 de junho de 2011

Você se lembra de seus tempos de escola? Algum acontecimento marcante? Um professor (a) que tenha deixado marcas positivas? Leia ,eu tive a Tia VERA...

Tive uma professora que muito me marcou na época de escola,” Tia Vera”, até hoje chamada assim por mim. Ela me marcou muito por que no meu tempo de ginasial,-5ª série  ela tinha um diferencial em suas aulas, pois o tempo era de educação  tradicional, o aluno era passivo e os professores eram os que ensinavam. Quando o professor perguntava, respondíamos,senão só ouvíamos. Mas tia Vera era diferente já nesse tempo,ela usava do trabalho em grupo onde focava a aprendizagem no aprender e não no ensinar. Nós tínhamos o direito e o dever de desenvolver nossa expressão oral, habilidades e atitudes, numa troca com os colegas. Em suas aulas, aprendíamos e não decorávamos. Com ela, aprendemos a saber ouvir e respeitar a opinião de um colega sobre determinado  assunto, respeitando mesmo quando não concordávamos,  aprendendo  a argumentar  e não nos omitirmos. Esta minha tia Vera, desenvolvia sua aula através da construção de conhecimentos num processo interativo, onde isso não era comum. Enfim era uma aula que dava prazer. E a influência positiva que ela me trouxe, é que foi assim que sempre procurei trabalhar com meus alunos na minha sala de aula.
                Desde de criança, já sabia que queria ser professora quando brincava no quintal de minha casa. E, ao iniciar minha prática há 26 anos atrás, sempre procurei  refletir sobre ela não me limitando no tempo de minha escolaridade. Aprendi muito do que uso como as experiências, as relações no cotidiano do meu trabalho, as buscas com uma prática que me ajudasse a ajudar meus alunos que foram   influenciando minha prática. Procurei sempre cursos para me aperfeiçoar e assim, fui percebendo e entendendo que a identidade de um  professor não é adquirida de forma  de definitiva e externa, ela se constrói num processo de construção/ reconstrução permanente, se tornando uma produção histórica.
              Relacionado com os textos, vejo que  parte de tudo que aprendi  e aprendo ,do que sei sobre ensinar, vem de minha história de vida incluindo aí , meu tempo com meus alunos,  a partir de inúmeras referências como significação social , das minhas relações na escola,na minha trajetória profissional, com outros professores, meus valores, interesses, representações e saberes. O conceito do professor reflexivo de Schon, nos mostra a importância da reflexão sobre a ação como fundamental e essencial no processo de aprendizagem permanente da formação profissional como educador,pois com a reflexão, o professor aprende fazendo, exercendo a reflexão-na-ação.
                   Quando ingressei nesse  curso de Pedagogia a distância, entendi que com ele teria novas informações que gerariam saberes que se articulariam e entrelaçariam contribuindo também para minha formação como docente e, que ao adquirir esses novos saberes,poderia aperfeiçoar mais minha prática com meus alunos. Enfim foram muitos encontros de aprendizagem que me trouxeram novos conhecimentos.
                Ser professor, é estar comprometido com a transformação social é  ser um sujeito-crítico, e por ser sujeito social não está imune as aprendizagens cotidianas, essas, que influenciam nossas práticas pedagógicas e ,nessa dinâmica do ensinar  e aprender  construímo-nos  cada vez mais professor. Assim, com nossa autobiografia,  apropriamo-nos da nossa própria história de vida e educacional, que nos leva a compreender que toda prática é um conjunto e experiências sociais e culturais, individual e coletiva de trocas,como um processo inacabado,que deve perpassar pelos laços da vida,nos levando a novos horizontes.
                    
          









Nenhum comentário:

Postar um comentário