Desde de criança, já sabia que queria ser professora quando brincava no quintal de minha casa. E, ao iniciar minha prática há 26 anos atrás, sempre procurei refletir sobre ela não me limitando no tempo de minha escolaridade. Aprendi muito do que uso como as experiências, as relações no cotidiano do meu trabalho, as buscas com uma prática que me ajudasse a ajudar meus alunos que foram influenciando minha prática. Procurei sempre cursos para me aperfeiçoar e assim, fui percebendo e entendendo que a identidade de um professor não é adquirida de forma de definitiva e externa, ela se constrói num processo de construção/ reconstrução permanente, se tornando uma produção histórica.
Relacionado com os textos, vejo que parte de tudo que aprendi e aprendo ,do que sei sobre ensinar, vem de minha história de vida incluindo aí , meu tempo com meus alunos, a partir de inúmeras referências como significação social , das minhas relações na escola,na minha trajetória profissional, com outros professores, meus valores, interesses, representações e saberes. O conceito do professor reflexivo de Schon, nos mostra a importância da reflexão sobre a ação como fundamental e essencial no processo de aprendizagem permanente da formação profissional como educador,pois com a reflexão, o professor aprende fazendo, exercendo a reflexão-na-ação.
Quando ingressei nesse curso de Pedagogia a distância, entendi que com ele teria novas informações que gerariam saberes que se articulariam e entrelaçariam contribuindo também para minha formação como docente e, que ao adquirir esses novos saberes,poderia aperfeiçoar mais minha prática com meus alunos. Enfim foram muitos encontros de aprendizagem que me trouxeram novos conhecimentos.
Ser professor, é estar comprometido com a transformação social é ser um sujeito-crítico, e por ser sujeito social não está imune as aprendizagens cotidianas, essas, que influenciam nossas práticas pedagógicas e ,nessa dinâmica do ensinar e aprender construímo-nos cada vez mais professor. Assim, com nossa autobiografia, apropriamo-nos da nossa própria história de vida e educacional, que nos leva a compreender que toda prática é um conjunto e experiências sociais e culturais, individual e coletiva de trocas,como um processo inacabado,que deve perpassar pelos laços da vida,nos levando a novos horizontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário